A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o inglês como língua franca, ou seja, um idioma universal que pode ser usado para a comunicação no mundo globalizado. Ele deixa de pertencer exclusivamente aos países anglófonos e passa a ser um meio de comunicação global, usado por pessoas de diferentes nações, que falam diferentes idiomas, para se comunicarem em contextos diversos.
Nessa perspectiva, o bilinguismo se torna uma ferramenta poderosa para promover a diversidade cultural e, consequentemente, a inclusão social. O ensino bilingue traz para o aluno a vivência da cultura do outro, dando a oportunidade de compreender a riqueza das diferenças culturais. Assim, contribui para a formação de “cidadãos do mundo” que ultrapassam fronteiras e potencializam novos caminhos e oportunidades para a criação de uma sociedade mais justa, pacífica, tolerante e inclusiva.
Neste e-book, vamos detalhar como o aprendizado de uma segunda língua favorece a diversidade e a inclusão, bem como o desenvolvimento da empatia, da comunicação e de outras habilidades socioemocionais. Vamos abordar, ainda, a importância do desenvolvimento da competência intercultural e da cidadania global.
Boa leitura!
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Você vai ler sobre:
Como o bilinguismo promove a diversidade e a inclusão?
O desenvolvimento da empatia e de outras habilidades socioemocionais
A construção do diálogo
e da comunicação